Adaptação escolar: 10 dicas para os pais
2 de fevereiro de 2018
Hora do banho com banheira inflável em formato de pato amarelo
Como deixar a hora do banho mais divertida
4 de fevereiro de 2018
Exibir tudo

Book gestante: 10 dicas infalíveis

Por Laura Alzueta, fotógrafa e especializada em bebês, famílias, gestantes e recém-nascidos
Book gestante com foto de uma grávida em preto e branco, enrolada em um tecido de seda esvoaçante

Um momento único merece um clique especial

A gestação é uma fase linda. Apenas das dúvidas, ansiedade e inseguranças, é uma época de alegria e felicidade. E toda mamãe quer lembrar o início da história de seu bebê. Daí vem a importância de um book gestante.

Um ensaio repleto de cliques diferentes, divertidos e inspiradores. É por meio dessas imagens que se inicia a construção da memória afetiva do bebê.

Por isso, o book gestante é um momento singular da mulher. Ele marca a transformação de seu corpo, do casal e da sua história de vida.

Quando fotografo uma grávida, o que menos tem importância para mim é o tamanho da barriga. O que eu quero, mesmo, é ter um belo registro desse momento que ela está vivendo. Mas vamos às dicas infalíveis para você ter um book gestante único e especial.

Book gestante com mamãe morena de cabelos cacheados, roupa de tule, encostada em uma janela, com a barriga grande

Nada de fazer o ensaio indisposta e enjoada. Prefira o período entre a 27ª e 33ª semana

 

1. O período ideal para fazer o book gestante

Sempre recomendo fazer o book gestante entre as semanas 27 e 33.

É uma  uma fase na qual a futura mamãe se sente disposta, sem enjôos e outros incômodos.

Além disso, ainda não está muito cansada devido ao peso e aos inchaços que acompanham os últimos meses. Nesse período, a barriga também já aparece bem e a mamãe tem facilidade para sentar e se levantar.

2. O melhor local para o book gestante 

Primeiro é preciso analisar a cidade na qual você mora e o seu estilo de vida. Se você vive em um local com praia e adora a natureza, opte por eles. E busque o pôr do sol como fundo.

Se você reside em uma metrópole, como São Paulo, é possível fazer os cliques em um lindo parque. Mas só se isso realmente tem a ver com a sua família. ,

Vale lembrar que, geralmente, os parques são cheios e os ensaios costumam ser mais cansativos e com menos conforto, liberdade e privacidade.

Sem falar que o horário do sol, fator principal para obter belas imagens, é fundamental quando as fotos vão ser feitas a céu aberto. Nesse caso, os melhores horários são entre 7h e 9h ou entre 17h e 18h nos meses mais quentes.

Book gestante. Mulher loira segura bebê no colo. Ela está com um top e calça pretos e colares no pescoço. O fundo da foto é preto

Opte por roupas e sapatos confortáveis, principalmente se você estiver com crianças pequenas

3. Como escolher o fotógrafo

Assim como há muitas opções de locais e preços, é muito importante pesquisar o estilo fotográfico do profissional que vai ser contratado. Ele precisa combinar com sua essência e o que busca no book gestante

Aqui, a regra é simples: pesquise bem, olhe o portfólio do profissional e veja se o que ele faz te agrada.

Não vá apenas atrás de modismos. Escolha aquilo que combina com você e fala ao teu coração. Eu costumo dizer que as fotos são para guardar a vida inteira.

4. De olho nos preços do book gestante 

A gravidez é uma fase em que as despesas crescem, pois temos que nos preparar para a chegada do bebê.

Mas tenha em mente que nada do que você comprar no enxoval irá durar uma vida inteira, como as fotografias. Há muita diferença de preços e também na qualidade dos trabalhos.

Procure pesquisar sobre a infraestrutura do lugar, a experiência do profissional,  currículo e portfólio.

Hoje, com as câmeras digitais, tem muita gente nova entrando na profissão e trabalhando com preços bem baixos. Então, todo cuidado é pouco. Procure profissionais sérios e comprometidos com o resultado, pontualidade da entrega e qualidade.

Verifique a qualidade dos álbuns – às vezes o pacote inclui um álbum grátis, mas a qualidade deixa muito a desejar.

A gravidez é um momento único da vida e você não vai querer arriscar, não é mesmo? Por isso, peça indicação e veja os “reviews” sobre o profissional.

Book gestante com uma grávida de cabelos cacheados, camisa jeans, sutiã branco e deitada em um lençol branco

Na dúvida, prefira roupas que evidenciem a barriguinha, registrando este momento especial

5. Quais roupas usar

A produção do book gestante tem a ver com o estilo de fotógrafo que irá escolher. A

Alguns estúdios possuem figurinos e cenários e não é necessário levar nada. Outros, como no meu, por exemplo, adotam um estilo mais casual, clean. Adaptando as roupas da gestante ao seu estilo fotográfico.

No estúdio, há algumas peças coringas para coordenar com o estilo de cada um. No meu conceito, a gestante tem que se sentir bem com ela mesma, estar segura e confiante com o que está vestindo. Por isso, opto pelo básico: peças atemporais como jeans, camisas brancas e blusas leves e com transparências que insinuem a barriguinha.

Não uso sapatos nessas produções, para que todos fiquem bem à vontade. Especialmente se há crianças pequenas nas sessões.

O importante é coordenar o look da mamãe com todos da família. Menos é sempre mais! Um bom profissional, com certeza, irá orientá-la sobre as peças que ficam boas com o estilo de ensaio que você escolheu.

6. Objetos que enriquecem o álbum

O primeiro sapatinho ou roupinha que o bebê vai usar, o bichinho especial que ganhou destaque na decoração do quarto ou algo com valor afetivo para vocês devem ser usados. O importante é pensar que cada foto terá algo que vocês desejam lembrar para sempre.

Book gestante. Mulher loira grávida com roupa preta e barriga de fora sendo abraçada por um homem com calça jeans e camisa rosa

A participação da família é indispensável para este momento ser 100% especial

7. Tratamento de imagem

Aqui, o importante é não perder as características e texturas de pele. Mas, em alguns casos, estrias, manchas no rosto e a linha vertical na barriga são muito comuns nas gestantes.

Por isso, um bom profissional, ao fazer o tratamento das imagens, saberá remover ou disfarçar qualquer imperfeição de pele que não lhe agrade.

 

8. Cuidados que fazem a diferença

O ideal é não usar calças ou roupas apertadas no dia das fotos. Para não ficar com marcas no corpo ou na barriga. Dormir bem, na noite anterior, é outra dica importante.

E lembre-se de manter a alimentação correta antes, durante e após as fotos e continuar bebendo bastante água.

9. Beleza natural ou produzida?

Sempre digo que o make  do book gestante deve ser leve. Basta usar um corretivo para tirar manchas e imperfeições da pele. Nada de maquiagem pesada, olhos escuros e batons de cores fortes.

Dê preferência aos tons de terra, unhas claras e cabelo natural. Na verdade, tudo depende do seu estilo. Se você não costuma usar maquiagem, seja você mesma. O importante é ter atitude!

Book gestante com mulher lora grávida. Ela usa top e calça pretos, cabelos meio amarrados e colares no pescoço

A gravidez é um momento de insegurança com o corpo. Mas jogue-se e exiba a barriguinha para uma lembrança especial

10. Mostrar ou não o corpo

Isso tem muito a ver com seus sonhos e desejos. A transformação que ocorre no corpo durante a gravidez é algo fantástico. Pois estamos gerando vida e, assim, as mudanças hormonais profundas tomam conta de nossos corpos e nos fazem mais lindas, plenas e poderosas.

Porém, esses mesmos hormônios podem nos deixar inseguras, nos levando a ver nossos corpos modificados de uma forma não tão positiva. Os seios aumentam, o quadril alarga, as pernas e os pés incham.

Com a minha experiência book gestante, aprendi a enxergar a beleza de cada uma, a beleza da imperfeição, a de ser uma mulher normal.

Nem sempre elas sabem dizer exatamente o que querem ou qual resultado desejam alcançar. Mas sempre sabem o que não querem.

Então, esse já é um bom começo. O brilho nos olhos da mulher grávida, as expressões de felicidade, serenidade, o olhar apaixonado do marido. A sensação que sentimos com os chutes do bebê e tantas outras fazem a diferença em cada clique das imagens que vão ser guardadas para sempre.

Veja também: 12 incômodos da gravidez: como evitar? e Acido fólico na gestação: mitos e verdades

 

Logomarca de fotógrafa com o nome "Laura Alzueta" escrito.

Laura Alzueta é publicitária e fotógrafa e especializou-se em bebês, famílias, gestantes e recém-nascidos. Desde 2011, mais de 800 bebês e centenas de grávidas já passaram por suas lentes. Em seu estúdio, Pinheiros, São Paulo, ministra cursos e workshops sobre fotografia newborn e de gestantes. É sócia-fundadora da ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-nascidos), organização sem fins lucrativos com o objetivo de divulgar as boas práticas na fotografia de recém-nascidos, tanto para pais como para fotógrafos. Ao lidar com a beleza dos pequenos, teve certeza de sua vocação: capturar os instantes mágicos do início de uma nova vida.

 

Contatos
Tels.: (11) 3031-6301/ 11 9 4494-1818; e-mail: atendimento@lauraalzueta.com
Face: LauraAlzuetaPhoto / Instagram: @lauraalzuetaphotography

Assine nossa newsletter

Guia de Fornecedores



Inclua sua marca aqui!



Agenda

Próximo Evento:

No upcoming events.

Su Mo Tu We Th Fr Sa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 «  ‹ dez 2018 ›  » 



Pin It on Pinterest