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Tatiana Arcolini (edição)/  Viviane Deeke (textos) / Foto: Divulgação
Mamãe loira segurando seu bebê em cima das pernas

Não se desespere. É preciso paciência e determinação para voltar a rotina e aos exercícios. Mas, aos poucos, o corpo vai voltando à antiga forma.

Voltar à forma física ideal após o parto, às vezes, não é tarefa tão simples para as mamães. Com certeza, a maior preocupação delas é não comprometer a amamentação tão importante nesta etapa de vida.

De acordo com a professora-mestre Gizele Monteiro, especialista em exercícios físicos e Personal Gestante (diretora do Método Mais Vida Gestantes), os exercícios físicos são benéficos desde que direcionados por profissional especializado. Ele deve entender a sensibilidade e a fisiologia do corpo da mamãe. “Com a liberação médica e muita cautela, desenvolvemos um programa indicado especialmente para o pós-parto. Não pode ser uma volta com um programa comum e rápido. O exercício, nesse período, requer tanto cuidado quanto a gravidez. Pois o corpo da mulher ainda não voltou ao normal e ainda há grandes influências hormonais nas articulações e até mesmo no coração, além da postura que permanece alterada. Por outro lado, o exercício bem-orientado é benéfico, por exemplo, na prevenção de depressão, melhora da autoestima, bem-estar e, claro, na volta do corpo e do peso”, ressalta Gizele.

Determinação e paciência são as palavras chaves para ter bons resultados nesse processo. Nada de dietas radicais e atividades de grande impacto e com cargas pesadas, pois só vão prejudicar a saúde. “Existem exercícios leves e com característica que podem ajudar muito a mulher nesses momentos. Entre eles estão os alongamentos para a região das costas, cervical, parte anterior do tronco (músculos peitorais), que ajudam a compensar a postura modificada pela gravidez e mais os cuidados com o bebê e auxiliam no relaxamento, pois o pós-parto tem uma rotina cansativa para a mamãe”, explica a profissional.

Recuperando o corpo após o parto

Confira abaixo os principais benefícios dos exercícios no pós-parto:

– Restauração da força e resistência muscular;
– Ajuda na recuperação do peso;
–  Melhora da autoestima, depressão e humor;
– Fortalecimento do assoalho pélvico, que, em muitas mulheres, se apresenta enfraquecido pelas ações hormonais e peso do útero com o bebê;
– Melhora da postura;
– Alívio de dores e desconfortos que podem aparecer nessa fase, como nas costas.

Veja também: Mais conforto com 20 poltronas de amamentação estilosas e Acne em bebês: ela existe!

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