Nichos e prateleiras de madeira com bolsões porta-fraldas verdes
Nichos e prateleiras para quartos de bebê
5 de julho de 2018
Cantinhos para as férias em casa
15 de julho de 2018
Por Dr. Rogério Moreno e Dra. Carla Góes / Foto: Divulgação
Mulher fazendo o pré-natal para cuidar de sua gravidez

A gravidez é um momento mágico, mas de muitas incertezas!

A gravidez é uma época de muitas dúvidas para as mamães. Tudo isso por um motivo comum: preocupação com o bebê que está por vir.

Confira abaixo, algumas perguntas de leitoras da Casa & Ambiente Bebê, respondidas com a colaboração de dois médicos, ginecologista e dermatologista.

 

Estou no oitavo mês de gravidez e sinto muita azia. Por que isso ocorre? O que posso fazer para diminuir esse incômodo?

Nesse período gestacional, a azia acontece devido ao aumento do útero. E, consequentemente, o aumento da pressão abdominal, favorecendo o refluxo dos alimentos e do ácido do estômago para o esôfago. Você deve comer pouco e várias vezes ao dia, evitando comer e se deitar.

Evite, também, café, chocolate, chá, menta e pimentão. Caso não melhore, você pode tomar um antiácido em gel ou comprimido mastigável, principalmente à noite, antes de dormir. Peça orientação ao seu médico.

Tomei alguns remédios sem saber que estava grávida. Um deles era uma espécie de calmante. O que pode acontecer com o bebê? O que devo fazer para me tranquilizar? (Karine Barbosa, por e-mail)

Se você ingeriu só alguns comprimidos (poucos dias), não se preocupe. Mas, mesmo assim, você deve informar ao seu médico do pré-natal o nome exato do medicamento para que ele o classifique na tabela de riscos e acompanhe, por meio do ultrassom morfológico, o desenvolvimento do bebê.

Ouvi dizer que o DIU é abortivo e fiquei receosa em usar esse método. Qual a diferença entre o normal e com progesterona? (Adriana G. Silva, por e-mail)

O DIU não é abortivo. Sua ação se faz pela progesterona ou pelo cobre, causando um ambiente hostil intra-útero e evitando a subida do espermatozóide.

Com o DIU normal (cobre), você menstrua regularmente, enquanto que com o de progesterona (Mirena), você não menstrua ou o faz esporadicamente. A decisão entre os diferentes tipos deve ser discutida com o seu médico.

Estas perguntas foram respondidas pelo dr. Rogério Moreno, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz (SP).

Estou com manchas escuras nas bochechas e grávida de 7 meses. Essas manchas somem após o parto? Posso ser submetida a algum tratamento? (Camila Francisco, por e-mail)

Essas manchas são conhecidas como cloasma ou melasma e, geralmente, aparecem na gravidez como manchas marrons ou café-com-leite.

Em alguns casos, após o parto e com a queda dos níveis hormonais, elas podem desaparecer, principalmente com o uso de filtro solar diário com fator de proteção 25.

Infelizmente, em muitas mulheres, elas não se modificam, exigindo tratamento médico, como peelings, microdermoabrasão ou laser quasar. O ideal é você procurar o quanto antes orientação médica.

Estou bem acima do peso recomendado pelo médico e percebi algumas estrias vermelhas na região das nádegas. Ainda dá tempo de me cuidar? (Selene dos Santos, por e-mail)

Sim. Siga uma orientação nutricional para o período gestacional em que se encontra e use sempre óleo em gel durante o banho. Logo após, com a pele já seca, passe um hidratante com substâncias como extrato de portulaca, óleo essencial de calêndula vermelha e Vitamina E.

Nas regiões em que surgiram as estrias, use hidratantes ricos em manteiga de karité e, se possível, faça aplicações de microdermoabrasão, um peeling que as grávidas podem fazer.

Estas perguntas foram respondidas pela dra. Carla Góes, médica especialista em medicina estética e autora do livro Grávida e Bela.

Veja também: Mala maternidade e Kit de berço neutro

 

 

Assine nossa newsletter

Guia de Fornecedores



Inclua sua marca aqui!



Agenda

Próximo Evento:

No upcoming events.

Su Mo Tu We Th Fr Sa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 «  ‹ maio 2021 ›  » 



Pin It on Pinterest