A importância do pré-natal
8 de outubro de 2018
A visão dos bebês: como eles vêem?
20 de fevereiro de 2019
Mulher loira grávida sentada em uma cama. Ela sofre de enjoo na gravidez

O enjoo na gravidez é uma condição supercomum que demonstra que está tudo bem com o bebê

Texto: Redação/ Fotos: Divulgação

Nas novelas, o enjoo é sempre um sinal de alerta de gravidez! Mas, saiba que não é apenas na ficção que isso acontece. Na vida real, esse sintoma acontece e o enjoo na gravidez é comum até os três primeiros meses de gestação. Ele é o campeão dos incômodos da gravidez, relatados pelas gestantes. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de três milhões de mulheres sofrem com as náuseas e vômitos no início da gravidez.

Entendendo o enjoo na gravidez 

Apesar de ser um assunto contraditório e ainda pouco esclarecido, os especialistas são unânimes em afirmar que as causas dos enjoos podem ser físicas, já que os hormônios causam uma revolução no organismo materno, e também psicológicas, relacionadas à não aceitação, até inconsciente, da gestação.

No entanto, geralmente, é a associação desses dois fatores que desencadeia o problema. É certo que a revolução hormonal é responsável pela diminuição do ritmo da digestão e pelo relaxamento da válvula que separa o esôfago do estômago.

Este mecanismo alterado provoca azia, mal-estar e refluxo. Mas existem também explicações nutricionais para o problema. Uma das causas está relacionada à carência da vitamina B6 no organismo da mãe. Essa falta é provocada pela necessidade aumentada do complexo B para a formação do bebê.

Para prevenir o problema, é sempre importante evitar o consumo de alimentos industrializados, priorizar a qualidade da alimentação, evitar cafeína, açúcar refinado, álcool, chá preto, chá mate, alimentos gordurosos, temperos picantes e refrigerantes – principalmente com o  estômago vazio –, assim como o excesso de derivados de leite.

Além disso, a alimentação deve ser feita  aproximadamente a cada duas hora e meia, o que dá um total de cinco a seis refeições diárias, porque os enjoos aumentam quando a gestante fica muito tempo com o estômago vazio.

Veja também: Incômodos da gravidez e Benefícios do Pilates na gravidez

Assine nossa newsletter

Guia de Fornecedores



Inclua sua marca aqui!



Agenda

Próximo Evento:

No upcoming events.

Su Mo Tu We Th Fr Sa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 «  ‹ jul 2019 ›  » 



Pin It on Pinterest