Por que a soneca do bebê é importante
4 de setembro de 2018
Problemas com o sono do bebê
4 de setembro de 2018

Texto: Redação / Fotos: Divulgação

Mulher comendo salada durante gravidez vegetariana.

Especialistas garantem que ser vegetariano é saudável independentemente da fase de vida

Pode parecer estranho, mas a gestação vegetariana pode ser uma ótima escolha. Entre as vantagens de seguir uma dieta vegetariana está o reduzido consumo de gorduras. Nesta dieta, o  consumo de carne é substituído por fibras. O cuidado, neste caso, é com relação à carência de ferro, que, se negligenciada, pode levar a uma grave anemia.

Consequentemente, a alimentação deficiente em nutrientes durante a gestação vegetariana pode comprometer o desenvolvimento do bebê. Por isso, existe o medo de adaptar uma alimentação sem carnes durante a gestação.

Mas especialistas garantem que ser vegetariano é saudável independentemente da fase de vida. Os benefícios são imensos e, entre as vantagens está o elevado consumo de ácido fólico. Ele provém das folhas de coloração verde-escura e reduz os problemas de má-formações do tubo neural do bebê.

Nutrientes indispensáveis à gestação vegetariana

Considerando-se que as dietas vegetarianas baseiam-se na seleção de alimentos saudáveis, ela não prejudica a saúde da grávida nem do feto. Entretanto, é preciso estar atenta à ingestão de alguns nutrientes que são necessários em maiores quantidades na gestação vegetariana. Confira quais são eles:

1. Proteína

Responsável pelo crescimento do feto e da placenta, deve ser consumida diariamente. Suas fontes são: leguminosas, leite de soja, tofu.

2. Ferro As necessidades de ferro durante a gravidez crescem muito devido ao aumento do volume sanguíneo materno e à formação do novo sangue do feto, devendo ser consumido em grande quantidade. Os alimentos ricos em ferro são: lentilha, feijão, grãos em geral, legumes de folhas verdes e tofu. Deve-se, ainda, aumentar a ingestão de vitamina C, presente na laranja, já que ela ajuda na absorção de ferro.

3. Cálcio

Fundamental para a formação dos dentes e do tecido ósseo do feto, deve ser ingerido de forma a contribuir para uma adequada densidade óssea. Suas fontes são produtos à base de soja, sucos de fruta enriquecidos, cereais, vegetais folhosos verdes e tofu.

4. Vitamina B12

É importante no controle da divisão celular e na síntese protéica. Deve-se ingerir doses diárias dessa vitamina, que está presente nos cereais e em alguns produtos à base de soja.

5. Vitamina D

É importante na manutenção do cálcio absorvido pelo organismo da mãe. A quantidade de alimentos ricos em vitamina D que deve ser ingerida depende da exposição à luz solar da grávida. Pois essa vitamina somente é absorvida por meio da exposição ao sol. Invista em cereais e leite de soja enriquecido.

6. Ácido fólico

Ele é responsável pela formação do tubo neural do bebê, e sua carência pode resultar em problemas no desenvolvimento do sistema nervoso. Alimentos como vegetais de cor verde-escura são essenciais.

7. Zinco

As necessidades de zinco são dobradas durante a gravidez, já que sua falta provoca problemas graves no parto. São fontes os legumes em geral, as oleagenosas e as leguminosas.

Nutrientes essenciais na gestação vegetariana

• Consuma soja, tofu, ovo ou queijo nas refeições principais.
• Una as leguminosas (feijão, lentilha) aos cereais (arroz), para garantir boa quantidade de proteínas.
• Opte pelos vegetais de cor verde escura, como a rúcula, o agrião, o espinafre e o brócolis. Eles são ricos em ácido fólico e ferro.
• Ingira vitamina C para aumentar a absorção de ferro pelo organismo. Ela está presente na laranja, no tomate e no mamão papaia.
• Invista em leite, requeijão, iogurte e tofu, ricos em cálcio.
• Coma frutas secas: nozes, amêndoas, castanhas e avelãs.

 

Veja também: Vegetarianismo na gravidez e Benefícios do Pilates na gravidez

 

 

Assine nossa newsletter

Guia de Fornecedores



Inclua sua marca aqui!



Agenda

Próximo Evento:

No upcoming events.

Su Mo Tu We Th Fr Sa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 «  ‹ maio 2020 ›  » 



Pin It on Pinterest