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Menina com mochila pesada rosa, saia jeans e camiseta rosa

Fique de olho: os modelos com alças são os melhores

Texto: Redação/ Fotos: Divulgação

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nos próximos anos, 85% da população terá problemas na coluna. Isso como resultado de má postura, mochila pesada e uso de salto alto. De acordo com um trabalho realizado pela SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia) em estudantes entre 9 e 12 anos. Aproximadamente 77,5% já apresentam dor nas costas e 30% desenvolvem alteração postural. Sendo que 70% desses jovens usavam mochilas acima do peso recomendado, que não deve exceder 10% do peso corporal da criança.

O excesso de peso nas mochilas leva a modificações na postura. Algumas como hipercifose torácica, hiperlordose lombar e escoliose, na tentativa de manter o equilíbrio. A combinação do aumento do peso e das alterações posturais pode causar dores lombares, na coluna cervical, nos ombros e contraturas musculares.

Evite a mochila pesada e os transtornos que ela causa 

Para evitar transtornos desse tipo, a mochila deve ser leve – não pesar mais do que meio quilo quando estiver vazia. Opte por modelo com estrutura rígida e acolchoado nas costas. E mais: modelos com duas alças, que devem ser largas e ajustadas rente às costas, de preferência com tira para a cintura.

Vale lembrar que a largura da mochila não deve exceder os limites dos ombros. Outra dica para os pais: as alças devem ser tensionadas para que a mochila fique bem próxima ao corpo. Ela também deve ficar a aproximadamente cinco centímetros  acima da linha da cintura. As duas alças devem ser usadas.

O uso em um ombro só e das bolsas tipo carteiro podem provocar alteração postural chamada escoliose (desvio lateral inadequado da coluna). Todos os compartimentos devem ser usados de modo que os objetos mais pesados fiquem no centro da mochila e mais próximos das costas. Os livros e outros materiais devem ficar dispostos de maneira que não fiquem soltos lá dentro, provocando movimentos de desequilíbrio.

Para dimunuir o peso da mochila, deve-se levar somente o material necessário para o dia. O ideal é separá-lo no dia anterior. Opte por cadernos de capa fina ou fichários. Utilize o armário da escola para não precisar carregá-los diariamente. A mochila com rodinhas é uma alternativa, porém é preciso ter cuidado com a alça, que deve estar a uma altura apropriada e as costas da criança devem ficar retas ao puxá-la. Tem que ser usada em trajetos curtos porque o ato de  puxar força as articulações de ombro e braço. Vale lembrar que os problemas de má postura podem ser tratados quando diagnosticados precocemente por meio da mudança dos  hábitos, adequação do tipo e peso das mochilas.

Daniela Rancan é ortopedista pediátrica do Hospital Infantil Sabará (SP).

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